Cuidado: Golpe do Empréstimo

Saiba como reconhecer e se proteger dos famosos Golpes do Empréstimo

Você já deve ter visto na internet ou na televisão, ou até mesmo conhecer alguém que já sofreu um golpe na contratação de empréstimos. Normalmente, as pessoas que são enganadas com promessas de dinheiro rápido, são as que se encontram em situações mais vulneráveis, ou seja, idosos, pessoas com pouca informação financeira e negativados que buscam soluções para resolver seus problemas financeiros.

Mesmo sendo cauteloso, nem sempre é simples reconhecer um golpe de empréstimo. Os golpistas utilizam abordagens cada vez mais profissionais, um criminoso pode se passar por um agente financeiro e em minutos te convencer que a solução oferecida é verdadeira.

Golpes mais comuns de Empréstimos: Fique atendo as abordagens

Falso empréstimo pelo WhatsApp

Nesses casos os criminosos, entram em contato oferecendo taxas a baixo do que é praticado no mercado, solicitando pagamento de taxas antecipadas, geralmente referente a IOF.

O pagamento de valores antecipados é, sem sombra de dúvidas, o principal golpe do empréstimo. Nesta forma, os golpistas informam ao consumidor que para o empréstimo ser aprovado e liberado, ele precisa pagar uma taxa antecipadamente referente a valores de IOF (imposto sobre Operações Financeiras) do contrato.

Por saber que realmente há essa cobrança, muitas vezes o consumidor faz o pagamento, mas não recebe nenhum valor como empréstimo, nem mesmo consegue reaver o valor da “taxa” e acaba ficando no prejuízo.

É importante ressaltar que empresas certificadas pelo Banco Central não cobram taxas antecipadas para liberação de crédito. Sempre que for solicitado, desconfie. Você pode estar sendo vítima de um golpe.

Condições “tentadoras” para consumidores que estão negativados

Existem linhas de crédito para negativados. No entanto, tais oportunidades geralmente possuem taxas de juros mais elevadas.

Desconfie se você estiver negativado e as condições ofertadas forem muito atraentes. Há grandes chances de ser um golpe do empréstimo com intuito de capturar dados para utilizar em outras tentativas de golpes.

Golpe do empréstimo em Aposentados do INSS

Esse é o tipo de golpe que tem como alvo, aposentados e pensionistas do INSS, o golpe é aplicado diretamente na folha de pagamento sobre o benefício do INSS. Nessa forma de golpe, geralmente o criminoso já obteve os dados do beneficiário de alguma outra forma.

Por se tratar de pessoas idosas e muitas vezes sem conhecimento, acabam informando aos criminosos dados de documentos pessoais e com essas informações em mãos, os criminosos têm acesso a linhas de crédito consignado sem conhecimento ou autorização do beneficiário.

A cada 20 segundos, um brasileiro é vítima de fraude de identidade

Mas afinal de contas, empréstimo online é confiável?

Não há como negar: o golpe de empréstimo existe e sempre irá existir, seja em plataformas online, seja em abordagens presenciais. No entanto, é possível se prevenir de ações fraudulentas, negociando com empresas sérias.

A Monefy é uma plataforma de correspondente bancário, sociedade empresária inscrita no CNPJ: 22.313.289/0001-31, com sede na Rua 408, nº 192, quadra A, lote 8/16, Sala 104, Setor Negrão de Lima, Goiânia – GO, CEP 74.650-400. Não se trata de uma instituição financeira. Nós atuamos como correspondente bancário (nos termos da Resolução 3.594/11 do Banco Central do Brasil) para a MONEY PLUS SCMEPP LTDA. (CNPJ 11.581.339/0001-45).

Ao acessar o site da Monefy, você tem a disposição os nossos dados cadastrais, incluindo CNPJ, endereço físico, redes sociais e canais de atendimento.

Gostou das dicas? Ajude outras pessoas a se proteger de golpes, compartilhe este post! Além disso, siga-nos nas redes sociais e confira outras dicas que postamos lá Instagram, Facebook.

#COMPARTILHE

Termos de busca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.