Por que e quando pedir um empréstimo pessoal?

Pedir um empréstimo pessoal pode ser uma ótima solução para resolver uma emergência, porém para o bem das suas finanças, é preciso ter atenção para não comprometer o orçamento. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo SPC Brasil, neste ano, 68,8% dos tomadores de empréstimos em bancos e financeiras acabaram com o nome sujo. O desemprego, a lenta recuperação da economia e a falta de planejamento são os principais fatores apontados como motivo para a inadimplência.

Por outro lado, para quem age com cautela e planejamento, a solicitação de crédito pode contribuir positivamente com o orçamento e, em alguns casos, até gerar bons retorno. Como saber então, quando vale a pena pedir um empréstimo?

1 – Trocar juros mais altos por taxas menores

É uma boa alternativa para cobrir o cheque especial ou evitar o crédito rotativo do cartão de crédito (quando deixamos de pagar o valor total da fatura) há casos onde os juros são bem mais elevados.

2 – Obter descontos comprando à vista

Se você precisa comprar algo relevante, como uma geladeira ou móveis, pegar um empréstimo pode ser uma boa opção caso haja desconto na compra á vista. Normalmente, é possível conseguir bons descontos pagando à vista e pode valer a pena pegar empréstimo em vez de fazer o parcelamento na loja.

3 – Limpar o nome no mercado

O acúmulo de dívidas pode levar as pessoas a terem o nome sujo nos serviços de proteção ao crédito. Além do desconforto psicológico, tal condição pode inviabilizar boas oportunidades, como financiamentos.

4 – Abrir um negócio próprio

Em tempos de desemprego em alta, cresceu o número de brasileiros interessados em abrir um negócio próprio. O dinheiro não precisa ser uma barreira! O empréstimo pode fazer seu negócio sair do papel mais rápido e começar a te dar retorno no curto prazo.

 

Busque uma instituição financeira confiável

Um cuidado importante antes de solicitar o empréstimo é garantir que a instituição financeira é confiável. Fuja de empresas que exijam pagamento adiantado e de maneira nenhuma deposite dinheiro em conta-corrente de terceiros. Pode ser golpe!

Pedir empréstimo pessoal é uma alternativa a ser considerada por quem tem que lidar com uma emergência inesperada. Além de fácil e rápido, você pode se planejar para pagar suas parcelas mensalmente.

Antes de solicitar seu empréstimo, no entanto, faça uma análise nas despesas da família e considere o valor das parcelas no seu orçamento. Além disso, procure uma empresa confiável, para não correr o risco de cair em golpes.

 

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog. Siga-nos nas redes sociais e confira outras dicas que postamos lá Instagram, Facebook.

 

#COMPARTILHE

Termos de busca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.