Porque meu crédito foi negado?

Entenda os principais motivos para o pedido de crédito não ser aprovado.

Cada banco ou financeira tem as próprias regras para fazer a análise de crédito, podendo ser aprovado ou não. Mas alguns pontos são comuns na maioria das empresas e ajudam a entender porque seu pedido de crédito foi negado.

Não estar com nome limpo

Um dos principais critérios para aprovar ou recusar um pedido de crédito é estar com o nome limpo.

Informar dados incorretos ou desatualizados

Outro motivo para o pedido de crédito não ser aprovado, são informações incorretas ou desatualizadas. Bancos e financeiras verificam os dados que você informa. É preciso preencher o cadastro corretamente para evitar que seu crédito seja recusado.

Fique atento aos dados cadastrais (nome, telefone, endereço) e também as informações sobre sua renda (salário) e dados bancários. Nunca use informações de outras pessoas para o seu pedido de crédito.

Histórico de pagamentos

Ter um bom histórico de pagamento, ou seja pagar as contas em dia, facilita a aprovação de crédito. E ainda ajuda a reduzir os juros que bancos e financeiras cobram em empréstimos e financiamentos.
Por outro lado, atrasar contas e se endividar pode fazer com que seu pedido de crédito seja negado. Isso não quer dizer que você atrasou uma conta uma vez na vida nunca vai conseguir crédito. Mas se você não tem o hábito de pagar as contas em dia, pode ter dificuldade para ser aprovado.

Capacidade de pagamento

Você tem o nome limpo, paga as contas em dia e informou os dados corretamente, mas seu pedido de crédito foi negado? O motivo pode ser a capacidade de pagamento em relação ao valor solicitado.

Sistema de Informações de crédito

Bancos e financeiras precisam registrar e devem consultar o sistema de informações de crédito (SCR) do Banco Central. Ele reúne dados sobre:
– Operações de crédito, avais e finanças prestados;
– Limites de crédito concedidos por instituições financeiras para pessoas e empresas.
Todos os meses, as instituições financeiras precisa informar o Banco Central sobre todas as operações de crédito que elas realizam. São armazenados os dados sobre qualquer crédito de mais de R$200,00.

Esse banco de dados é diferente das consultas feitas aos birôs de crédito, como a Serasa. O SCR também é um fator de decisão para bancos e financeiras para recusar um pedido de crédito. Ele apresenta o saldo devedor de clientes e se os pagamentos estão em dia ou atrasados.

Economia do país

Sim, a economia nacional pode afetar a aprovação do seu pedido de crédito.

Bancos e financeiras podem restringir a concessão de crédito, caso aumente a expectativa de inadimplência ou o desemprego, por exemplo. Isso acontece porque as instituições tendem a diminuir o nível de risco de emprestar dinheiro e não receber o pagamento.

#COMPARTILHE

Termos de busca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.