Este artigo é um alerta para que você não seja vítima de golpistas, ou infelizmente caso tenha sido, saiba como proceder neste caso. Os fraudadores aproveitam-se da sua necessidade e urgência para praticar golpes, infelizmente o número de vítimas tem crescido muito nos últimos meses, principalmente no final de ano.
Como os golpes acontecem?
Os fraudadores entram em contato, se passando por funcionários de bancos, financeiras ou fintechs oferecendo uma proposta de crédito, mediante ao pagamento de uma “taxa antecipada” para liberação, recebem o valor e somem, prejudicando não só o cliente, como a reputação da empresa também. Dica: procure os canais oficiais da empresa e se informe!
Como evitar?
Primeiro: A cobrança de taxa antecipada para liberação de empréstimo é ilegal segundo ao Banco Central, portanto não aceite pagar nenhum valor antecipado.
Segundo: Antes de informar seus dados, confira se a empresa de fato existe, visite os perfis nas redes sociais, pesquise em sites de apoio ao consumidor, confira os dados da empresa se realmente existe e nunca em hipótese alguma faça pagamento antecipado.
Terceiro: Caso comprove que trata-se de fraude, reúna todas as provas e faça o boletim de ocorrência online, na delegacia virtual do seu estado.
Como saber se é golpe?
Desconfie de propostas absurdas, antes de fornecer seus dados para simulação, verifique se o site é confiável, procure referências. Ao fazer solicitações via aplicativos de mensagens como o WhatsApp, verifique se a empresa realmente existe, pesquise o site no Google e entre em contato através dos canais de atendimento.
Como explicamos acima, o golpe mais comum é o fraudador se passar por funcionário de uma empresa de crédito existente, para lhe convencer a cair no golpe, então tenha cuidado!
Fui vítima do golpe, o que fazer?
Se infelizmente você foi vítima deste tipo de golpe, orientamos que você junte todas as provas em seguida registre um boletim de ocorrência, existem também outras formas de recuperar o dinheiro do pix, seguindo algumas dicas de como recuperar pix de golpe.