O empréstimo pessoal, também conhecido como crédito pessoal, é um dinheiro concedido por uma instituição financeira como bancos, fintechs ou cooperativas de crédito.
Esse dinheiro tem como principal característica a liberdade para utilização. Ou seja: Não é é preciso indicar qual será a finalidade do uso, ao contrário do que ocorre em um financiamento por exemplo. Em troca desse crédito, a financeira cobra uma taxa de juros mensal, que varia conforme a política da empresa que você está fazendo a contratação e pode variar, conforme análise de crédito de cada cliente.
Para que serve o crédito pessoal?
Não há uma finalidade especifica para o crédito pessoal. Desta forma, ele se transforma em uma opção para qualquer tipo de pessoa, principalmente aquelas que passam por algum tipo de problema financeiro ou que desejam investir em algum projeto ou negócio.
Quais são as vantagens do crédito pessoal?
Uma das principais vantagens do crédito pessoal, é a facilidade de aquisição. Você consegue solicitar o seu empréstimo forma simples e rápida, através da internet. Sem a necessidade de ir até uma agência bancária. Inclusive, você pode fazer uma solicitação agora mesmo, clicando aqui para ir direto para simulação.
Por essa agilidade no processo, o recurso é muito indicado a quem precisa do dinheiro para uma emergência, como problemas de saúde ou dívidas. Porém, o valor também pode ser utilizado para outras finalidades como a compra de produtos com desconto, manutenção de veículo entre outras diversas finalidades.
Quais as exigências para contratar o crédito pessoal?
As únicas obrigatoriedades são que o contratante tenha mais de 18 anos, que tenha documento de identidade e CPF válidos e que seja residente no Brasil. Algumas exigências vão de acordo com a política de cada instituição financeira. Como por exemplo não ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o Sarasa.
Como contratar crédito pessoal?
Não existe uma lista obrigatória de documentos que devem ser apresentados para instituição na hora de solicitar o empréstimo pessoal, cada instituição tem suas próprias exigências de documentos, mas geralmente os documentos são carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF) ou carteira nacional de habilitação (CNH).
Algumas instituições exigem, ainda, os comprovantes de residência e de renda. Contudo, outras financeiras pulam essa etapa para realizar o empréstimo pessoal – o que é uma atitude bem-vinda para quem precisa do dinheiro, mas não tem como garantir oficialmente o pagamento. É o caso de profissionais autônomos, por exemplo.
Onde contratar crédito pessoal?
Existem diversas empresas que oferecem crédito pessoal na internet, mas você deve cuidar para não cair em golpes, preparamos este artigo com dicas para que você não entre numa fria, ao solicitar empréstimo pessoal. Aqui na Monefy, você pode fazer a sua simulação online com total segurança, através do site e aplicativo, disponível na Google Play.