ATENÇÃO: Não solicitamos pagamentos antecipados para a liberação do crédito, cuidado com golpes!

X
Logo Monefy

Caí no Golpe do Empréstimo: O que fazer?

Se você foi vítima de um golpe de empréstimo na internet e não sabe como agir, nós trouxemos algumas maneiras seguras para tentar recuperar o seu dinheiro.

Geralmente os criminosos se passam por uma instituição financeira, e para isso usam as redes sociais e WhatsApp.

Oferecem linhas de crédito vantajosas, antecipação de FGTS entre outros tipos de empréstimos. Mas para liberar o empréstimo pedem para vítima efetuar uma transferência bancária, referente a taxas, seguros e despesas que nem existem e te deixam no prejuízo.

Então se você foi vítima do golpe do empréstimo, siga as dicas a seguir:

Entre em contato com o seu Banco

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o seu banco.

Existe a chance de conseguir cancelar a transferência, caso você tenha feito um DOC que será compensado no próximo dia útil.

Busque pela opção “Agendamentos” no App da sua conta bancária ou no caixa eletrônico e veja se a transferência ainda está lá. Se estiver você poderá cancelá-la.

Se ela não aparecer, você deve entrar em contato com a sua instituição bancária e solicitar ajuda.

Mas e se o pagamento foi feito por Pix?

Se o pagamento foi feito através do Pix, saiba que em 16 de Novembro de 2021, foi implementado pelo Banco Central o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que será aplicado em casos de fundada suspeita de fraude. Na prática, quando um usuário realiza um Pix, mas logo em seguida percebe que se tratava de um golpe, deverá:

  • Registrar um Boletim de Ocorrência e como citado acima entrar em contato com a instituição em que possui conta.
  • O banco da vítima, por sua vez realizará uma notificação à instituição do recebedor para que seja feito o bloqueio dos recursos. A partir daí, tanto a instituição do pagador quanto a do recebedor têm até sete dias para efetuar uma análise detalhada da transação, a fim de verificar se houve fraude.

Dessa forma, caso a fraude se comprove, a instituição de destino deverá estornar o valor para a vítima. Vale ressaltar que o Mecanismo Especial de devolução pode ser requisitado também pelas instituições envolvidas, casos estas identifiquem alguma operação suspeita, isso é, não depende somente da denúncia do usuário.

 

Você precisa de um empréstimo com segurança? Na Monefy, você pode confiar!

Somos uma fintech regulada pelo Banco Central.

Se você está precisando de dinheiro, faça sua análise com a gente, é rápido, fácil e seguro. Iremos lhe apresentar ofertas personalizadas de acordo com o seu perfil.

A Monefy, não exige comprovação de renda, nem garantias, faça já sua simulação online ou através do App.

 

#COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Termos de busca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monefy
na mídia

A Monefy é uma plataforma das empresas: MONEFY ANÁLISE DE DADOS E CORRESPONDENTE BANCÁRIO LTDA, inscrita no CNPJ: 45.689.112/0001-30, com sede na Rua Frederico Birckholz, 85, Bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC, CEP: 89.203-480 e MONEFY SOLUÇÕES FINANCEIRAS LTDA, inscrita no CNPJ: 22.313.289/0001-31, com sede na Rua 22, 431, Box A-83, quadra H10, lote 24, Setor Oeste, Goiânia – GO, CEP 74.013-040. Não se trata de uma instituição financeira. Nós atuamos como correspondente bancário (nos termos da Resolução 3.594/11 do Banco Central do Brasil) para a MONEY PLUS SCMEPP LTDA. (CNPJ 11.581.339/0001-45). Taxa de juros podem variar entre 4,97% a 17,97% (ao mês). Antes de contratar sua linha de crédito, consulte Custo Efetivo Total, as taxas de juros, tributos, tarifas, pagamentos a terceiros, seguros e demais condições específicas. Use o crédito deforma consciente.

Baixe nosso Aplicativo

© Copyright 2022. Monefy - Todos os direitos reservados.